
Alunos da rede pública de Brasnorte estão aprendendo por meio do projeto Brincando e Aprendendo sobre a prevenção de doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, como a dengue, zika e chikungunya. O projeto é desenvolvido nas escolas pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde e agentes comunitários de saúde.
As ações de conscientização tiveram início nessa quarta-feira (27), na Escola Municipal Pastor José Genésio. O público-alvo são alunos do ensino fundamental. As brincadeiras foram elaboradas de acordo com as faixas etárias.
Participam do projeto alunos do 1° ao 6° ano do ensino fundamental.
O objetivo principal é que a criança aprenda a identificar o mosquito transmissor e os locais que servem de criadouros dele e, com isso, evitar os focos e a disseminação de doenças.
As crianças são incentivadas a manterem bons hábitos de higiene em casa e ainda a ajudarem os pais a entender a importância de limpar os quintais, com a retirada de potes e recipientes que possam acumular água.
O projeto busca conscientizar os alunos sobre pequenas ações de conscientização a partir do núcleo familiar deles.
“Estamos visando o bem-estar da população, garantido qualidade de vida por meio de resultados produzidos nos trabalhos de equipes qualificadas e dedicadas ao bem-estar da coletividade”, disse Jonas Kempa Secretário de Saúde.