Publicado em: 02/06/2022 ás 17:59:00 Fonte: Assessoria

Brasnorte, no meio oeste mato-grossense, completou 33 anos de emancipação administrativa nesta quarta-feira (1º) com obras de infraestrutura que preparam a cidade para os próximos 20 anos. Pensando no futuro e modernização do município, a gestão do prefeito Edelo Ferrari (União Brasil) presenteia a população com o programa Brasnorte +20, que prevê investimentos, entre outras áreas, na Saúde, Assistência Social e Cultura.

Os projetos são frutos de trabalho e planejamento, mas nem sempre foi assim. “Quando assumi a prefeitura, infelizmente o setor de engenharia não tinha nenhum projeto a ser seguido. Os servidores da área usavam os próprios computadores, porque não se tinha condição de trabalho paro setor”, conta o prefeito.

Hoje a situação mudou e Brasnorte tem motivos para comemorar: serão cerca de R$ 15 milhões investidos em obras em todas as regiões do município. Parte do valor investido conta com recursos da própria prefeitura.

São projetos de curto, médio e longo prazo, que incluem o Master Plan – “o projeto dos projetos”.

Entre obras previstas está a pavimentação de todas as ruas que ainda não têm asfalto na cidade. Em maio, um convênio de R$ 8 milhões com o governo do Estado foi assinado para realizar a ação. Além desse montante, a prefeitura investirá recursos próprios para aumentar o número de bairros beneficiados.

O que vem por aí

O objetivo da gestão municipal é agregar valor a todas as regiões da cidade e arredores. Para isso, a prefeitura planejou estruturas modernas, garantindo um desenvolvimento linear ao município de Brasnorte.

Outro convênio assinado com o governo prevê a construção de um aeródromo.  Serão investidos R$ 5 milhões para a construção da estrutura. O valor será investido na construção de cerca patrimonial, pavimentação de pistas e equipamentos.

O planejamento para as próximas duas décadas também beneficia a área da Saúde, com a construção de um novo hospital. A nova estrutura contará com salas de raio-X, ultrassom, ultrassonografia e terá o número de leitos ampliados.

Além desses projetos, o Master Plan prevê outras obras de infra estrutura. São elas: a construção de 50 casas populares, do Parque de Exposição, de um Centro Cultural, do Parque do Empreendedor e de uma usina fotovoltaica.

História de Brasnorte

O município foi criado em setembro de 1986, mas a emancipação definitiva ocorreu quase três anos depois, em 1º de junho de 1989.

O início foi em 1978, com a chegada de contingentes vindos do Oeste do Paraná, especialmente de locais alagados pela Usina de Itaipu. As primeiras casas foram construídas com madeira subida em balsa pelos rios do Sangue e Cravari. A primeira serraria é de 1979, ano de fundação da primeira escola.

O nome Brasnorte é uma sigla Brasil-Norte e o distrito foi criado em novembro de 1980, subordinado a Diamantino.