Publicado em: 10/03/2023 ás 10:57:00

Nesta tarde de quarta-feira, 08/03, o Secretário Municipal de Educação de Brasnorte, Jonatas Ferreira de Melo, reuniu-se com representantes da Diretoria Regional de Educação de Juína (DRE) da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), representadas pela diretora da DRE, Janaína Solano Gomes Scamparini, para análise do Índice Municipal da Qualidade da Educação.

O valor do recebimento do ICMS está condicionado à qualidade de ensino nas escolas, o Índice Municipal  de Qualidade na Educação-IMQE do município será calculado  com base nos resultados das avaliações de aprendizagem dos estudantes do 2º ano e do 5º ano do Ensino Fundamental, matriculados na Rede Municipal e nas taxas de aprovação dos cinco primeiros anos desta etapa de ensino conforme esclarece o Secretário Jonatas:

“Esses índices serão utilizados como parâmetro local para o ICMS que o Município receberá. Debatemos bastante a questão dos índices, como nós estamos e alguns resultados são bem satisfatórios, tivemos vários índices em que município se encontrava em patamar bem baixo e houve uma evolução significativa”. 

De acordo com o Professor, um dos índices de Avaliação de Fluência Leitora apresentou um salto de 5%, uma evolução considerável. A meta estipulada para 2023 é um crescimento de 60%.

“Isso aponta que a Educação Municipal está empenhada na melhoria da qualidade de ensino. Os resultados apontam para a melhora da aprendizagem, e sem dúvida nenhuma a Educação trabalha e trabalhará em prol da garantia do direito de aprendizagem dos estudantes, e cumprirá com os critérios estabelecidos em Legislação para o retorno positivo do ICMS ao nosso Município”, enfatizou o Secretário.

 

Notícias relacionadas
Acesse o seu

WebMail