Publicado em: 22/12/2021 ás 10:04:00

A IMPORTÂNCIA DOS CHEIROS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Escola Municipal de Educação Infantil Fada Madrinha apresentou Projeto do Programa PUFV.

O Programa a União faz a Vida – PUFV é um programa de educação do SICREDI, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Brasnorte, objetivando a construção e vivência de atitudes e valores de cooperação e cidadania, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.

Anteriormente a construção de projetos nas unidades escolares, os professores participam de ações formativas (formação inicial e continuada) referente as principais ferramentas metodológicas adotadas pelo programa A União Faz a Vida. O objetivo da formação continuada dos professores é o desenvolvimento dos projetos e seus desafios.

No dia 10 de dezembro de 2021, a EMEI Fada Madrinha apresentou para a comunidade escolar o Projeto “ A Importância dos Cheiros na Alimentação Infantil”. O objetivo do projeto foi estimular o olfato das crianças, conhecer e perceber os diferentes “cheiros”.

Projeto desenvolvido com as turmas do Maternal I e Maternal II, pelas professoras Silvandira Maria de Araújo e Iolanda Panassolo Costa, e o auxílio das Técnicas de Desenvolvimento Infantil.

As professoras relataram que a partir da pergunta exploratória, definiram o tema: “A Importância dos Cheiros na Educação Infantil”, escolheram o território e realizaram o passeio no interior das dependências da creche EMEI Fada Madrinha. A expedição investigativa, foi executada através de ações práticas de pesquisas como: perguntar, explorar, observar, coletar, sentir, experimentar e, socializado com os alunos àquilo que mais gostaram. Após, elaboramos   os registros, fotos, cartazes, contos, histórias infantis referentes o olfato.  As professoras mencionaram que foi gratificante perceber o conhecimento prévio das crianças e o encantamento das mesmas que a todo momento faziam novas descobertas, saberes e   troca de experiências.

O projeto promoveu a integração entre pais e filhos que colaboraram ativamente e incentivaram as crianças. Na culminância do projeto a participação dos alunos, professores e a comunidade escolar foi fundamental.

A Secretaria Municipal de Educação agradece a todos que se envolveram e dedicaram-se ao máximo para a realização deste brilhante projeto.