Publicado em: 08/06/2022 ás 08:57:00

A Prefeitura Municipal de Brasnorte, em parceria com a Secretaria municipal de Assistência Social, CRAS e Secretaria Municipal de Saúde, realizaram no mês de maio a campanha “Faça Bonito” para o enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A equipe técnica do CRAS, conselheiros tutelares e psicólogo da UDR, fizeram atividades educativas nas escolas municipais e estaduais com orientações e panfletos sobre o abuso e exploração sexual infantil, formas de prevenção e de denúncia.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente também se fez presente, com a entrega dos livros “CHAPEUZINHO COR DE ROSA E A ASTÚCIA DO LOBO MAU da autora *CLÁUDIA BONETE, em que relata a história de Chapeuzinho Cor de Rosa que, ao visitar sua vovozinha, encontra o Lobo Mau no caminho e os dois ficam amigos. Chapeuzinho e o Lobo passam a se encontrar sempre quando Chapeuzinho vai visitar sua avó, mas em um desses encontros ele acaricia seu corpo de um jeito que a deixa desconfortável, pedindo-lhe para guardar segredo. A vovó percebe uma mudança no comportamento da neta e Chapeuzinho revela o que aconteceu. A vovó busca ajuda e o Lobo Mau vai preso. O livro apresenta um prefácio com algumas informações para adultos sobre o abuso sexual e, ao final, informações sobre carinho e posse do corpo destinadas a crianças e adultos.    (https://www.redalyc.org/journal/5137/513754922014/html/)

O livro será trabalhado pelos professores da rede pública municipal através de sua leitura e realização das atividades lúdicas desenvolvidas pela autora do livro, *CLÁUDIA BONETE, que o disponibilizou para a campanha em Brasnorte.

Desta forma, as crianças e adolescentes do município de Brasnorte tiveram acesso as informações importantes para prevenção do abuso e exploração sexual infantil, de uma forma lúdica, infantil e apropriada para suas idades.

Lembre-se o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é crime! É dever de TODOS protegerem nossas crianças e adolescentes, não se calem diante da violência, denúncia!

Conselho Tutelar de Brasnorte: (66) 9 9711-3144

* Cláudia Bonete (a Autora) é de Irati, PR. Formada em Letras e Pedagogia, com especializações em Metodologia do Ensino, Psicopedagogia Institucional e Clínica e em Psicomotricidade Relacional. Trabalha com crianças e adolescentes vítimas de abuso e demais violências desde 2006. Atualmente, coordena o Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes do município (Casa Lar). Autora da peça Pesadelo, com o tema da Prevenção do abuso sexual infantil.