Publicado em: 24/10/2017 ás 15:23:00 Autor: Sidney Angola Fonte: SMET

I JOGOS INDÍGENAS MARCAM O INÍCIO DE UM NOVO TEMPO PARA OS POVOS INDÍGENAS BRASNORTENSES

A Secretaria Municipal de Esportes e Turismo - SMET realizou nos dias 19 a 21 de Outubro a 1ª Edição dos JOGOS INDÍGENAS BRASNORTENSES.

O Evento idealizado pela secretaria, juntamente com lideranças indígenas das etnias Manoki e Rikbaktsa foi criado para a valorização da cultura indígena e união dos povos que fazem parte da história de Brasnorte.

Realizado na Aldeia Cravari do povo Manoki, os Jogos aconteceram de forma que as 2 etnias participantes (Manoki e Rikbaktsa), se fundissem em equipes para interagirem entre si, na realização de diversas provas, além da realização paralela de um torneio de futebol masculino e feminino.

Promovendo a interação entre as etnias, a competição foi voltada à valorização da história e da cultura do Povo Manoki e do Povo Rikbaktsa, com provas esportivas, brincadeiras, gincana, danças culturais indígenas e um grandioso baile.

Na noite de quinta-feira (19), na cerimônia de abertura dos Jogos, realizou-se um desfile para a escolha do Garoto e Garota Indígena Brasnortense 2017 (Evaldson e Patyara – Manoki), além de apresentações de capoeira do Grupo Candeias (Prof. Alexandre), e danças indígenas das etnias Manoki e Rikbaktsa.

O Secretário Municipal de Esportes e Turismo Júlio Rodrigues declarou ter ficado surpreso com a intensidade do envolvimento dos povos indígenas com os jogos e disse que a SMET só tem a agradecer as 2 etnias participantes pelo empenho e colaboração dos coordenadores e lideranças das aldeias para que tudo acontecesse.

Júlio Rodrigues juntamente com os coordenadores dos JOGOS INDÍGENAS BRASNORTENSES, Edivaldo Lourival Mampuche e Givanildo Bismy Rikbaktsa, deixaram definidos data e local para a 2ª edição dos Jogos em 2018. De acordo com esta comissão os Jogos serão realizados na aldeia Barranco Vermelho da etnia Rikbaktsa nos dias 16 a 19 de Agosto de 2018.

As lideranças indígenas agradeceram a SMET e a Prefeitura Municipal de Brasnorte pela iniciativa que vem de encontro com o anseio da comunidade, dando reconhecimento ao povo indígena como cidadão brasnortense e a valorização da cultura de seus povos.

Retribuindo o carinho recebido pela equipe da SMET, e o excelente trabalho prestado na realização dos jogos, o Povo Manoki ofereceu uma recepção singular a todos que lá estiveram e que trouxeram na bagagem de volta para casa um eterno aprendizado.

• Tags:
  • I JOGOS INDÍGENAS BRASNORTENSES